terça-feira, 23 de março de 2010

O Menu da Beleza


Entre outras virtudes, os alimentos possuem vitaminas, proteínas, minerais e antioxidantes que, além de transformá-los em refeições deliciosas, melhoram a saúde e a beleza. Por exemplo, o abricó e o morango contribuem para frear a degeneração celular, enquanto a laranjas e a tangerina, ricas em vitamina C, fortalecem as paredes capilares.

O arroz

Sem proteínas, com poucas calorias e com muito carboidrato, o arroz - o cereal mais consumido no mundo - é ideal para minimizar os problemas gastrintestinais e é recomendado para as pessoas hipertensas, com o colesterol alto ou com doenças renais.
No mundo da beleza, é muito valorizado por suas propriedades emolientes, capazes de acalmar as irritações daderme e as peles mais estressadas, e de combater os cravos mais rebeldes, e por seu teor em gama-orizanol, antioxidante muito usado nos tratamentos antienvelhecimento. A casca também é muito apreciada por ser um eficaz filtro solar.
A indústria cosmética inclui o arroz em suas fórmulas porque possui o hydrolat, uma substância rica em aminoácidos capaz de estimular a síntese de colágeno. O óleo de arroz se transforma no nutriente perfeito para as peles mais sensíveis, enquanto o pó de arroz é o melhor aliado para eliminar do rosto a gordura e oferecer um aspecto aveludado.

A batata

Originária da América, a batata é um potente antiinflamatório e favorece o sistema nervoso. É ideal para combater as olheiras.


"O sumo da batata crua acalma a pele queimada pelo sol e é um excelente limpador facial. Ralada, cura as queimaduras e, assada ou cozida, combate a incômoda acne juvenil", conta Albert Ronald Morales em seu livro "Frutoterapia e Beleza".
O cacau

Além de ser um deleite para os mais gulosos, o cacau estimula a endorfina, substância responsável por dar a sensação de felicidade.
Rico em flavonóides, compostos naturais que reduzem o risco de desenvolver doenças coronárias ou cancerosas, o cacau, graças a suas propriedades emolientes e hidratantes, é muito útil em tratamentos de beleza para suavizar e hidratar a pele.

Suas vitaminas A, B, C, D, E e K se encarregam de reestruturar e fortalecer a pele, assim como de ativar a microcirculação e combater o envelhecimento. Conscientes de suas propriedades, as firmas cosméticas incluem os benefícios do chocolate em máscaras e tratamentos hidratantes.

O pepino

Rico em vitamina E e água, o pepino é um dos alimentos mais eficazes para o cuidado e a hidratação da pele. Triturado e aplicado sobre a derme, oferece suavidade e frescor. Também possui efeito calmante após longa exposição solar.

"Seu sumo, depurativo e desintoxicante, evita a queda do cabelo, previne as rugas e melhora a acne e a artrite, além de ajudar a eliminar líquidos e as manchas da pele. Também é útil para fortalecer o cabelo e as unhas", explica Albert Ronald.
Aplicado em forma de rodelas sobre as pálpebras, ajuda a ativar a microcirculação e a atenuar o inchaço da área.

O tomate

Contendo vitaminas tão importantes quanto a A e C, assim como B1, B2, B5 e E, o tomate é uma das hortaliças mais consumidas no mundo todo.

Com baixo teor de gordura e calorias, a maioria dos médicos inclui o tomate nas dietas para emagrecer. Também o recomendam para depurar o organismo, reduzir o colesterol, aplacar a dor da artrite, reforçar o sistema imunológico, induzir o sono e tonificar o sistema nervoso.

O tomate, composto em 90% por água, é rico em potássio, fósforo, magnésio, cálcio, iodo, zinco, ferro, cobre e flúor. Entre suas múltiplas propriedades, graças a seu alto teor de licopeno, destaca-se sua função antioxidante, encarregada de proteger o organismo da ação dos radicais livres, principal causadores do envelhecimento precoce.

O licopeno é um pigmento natural que melhora a densidade da pele e protege o colágeno. Na beleza, o suco de tomate é usado como tônico facial, enquanto sua polpa, como máscara, é indicada para peles secas.

O mel

Por suas propriedades emolientes, nutritivas, antissépticas e hidratantes, o mel era muito conhecido e valorizado por Cleópatra, que aplicava todos os dias uma fina camada sobre a pele para que esta ficasse viçosa e suave. Algumas vezes, também misturava o mel, como máscara, com leite e óleo de amêndoas.


Este néctar, doce e suave, repleto de vitaminas e minerais, possui propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas, além de ser um nutriente para todo tipo de pele.

O mel, que se incorporou às fórmulas cosméticas pensadas para nutrir e recuperar a elasticidade da derme, misturada com suco de limão, é perfeito para limpar e equilibrar a pele.

O abacate

Original do México, o abacate possui uma alta concentração de proteínas e vitaminas A, B, C, D, E e K, além de betacaroteno, o que lhe concede qualidades para a regeneração da pele e hidratação do cabelo.

A polpa do abacate misturada com iogurte natural se transforma em uma máscara ideal para nutrir as peles mais secas, enquanto, combinada com gema de ovo, equilibra e suaviza a pele mista. Aplicada no cabelo, hidrata e suaviza.

Veja a matéria original em: MSN Notícias.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009Informe Mulher | by TNB